Show de Capoeira

Um show da cultura Brasileira – Ligue: 11- 26013123


Garrincha,
o diabo de pernas tortas, em ação: o único
lateral marcá-lo foi Jordan do Flamengo exímio
praticante de Capoeira. Um dos argumentos utilizados
pêlos pesquisadores que defende a origem brasileira
da Capoeira é o fato de que este jogo – ou luta
- não chegou aos Estados Unidos, mesmo que para
lá tenham sido levados negros da África,
como aconteceu pôr aqui.”Se a Capoeira nasceu
no continente africano, porque só vingou na América
do Sul?”, perguntam eles. De qualquer modo, a identidade
entre a cultura negra das Américas do Norte e
do Sul pemitiu a alguns estudiosos estabelecer semelhanças
entre manifestações como, por exemplo,
o jezz e a capoeira. André Luiz Lacê, ex-assessor
da Confederação Brasileira de Pugilismo,
cita pontos de identidade, como a própria origem,
oestímulo (a bateria com livre improvisação
de melodias no jazz e o berimbau com livre improvisação
de golpes na capoeira e as correntes derivadas (no jazz, o
swing, dixieland, bebop e street paredes – na Capoeira, toques
de Angola, São Bento Pequeno, Luna, Banguela, etc.).
Também o futebol, esporte nacional brasileiro, possui
semelhanças com a Capoeira. João Lyra Filho,
ex-presidente do Conselho Nacional de Desportos, no livro
Introdução à Sociologia dos Desportos,
admite ser a Capoeira “a precursora do futebol tal como
é jogado no Brasil, entre malabarismos e tessituras
que parecem peculiares aos mulatos”. Diz ele que, “no
jogo de futebol dos mulatos, como antes, no jogo da Capoeira,
há muito luxo de simulação e ludibrio.
A catimba sela a intimidade com o futebol”. Mas não
é só: no futebol, os jogadores se benzem antes
de entrar em campo, na Capoeira, a bênção
é no pé do berimbau. Os caxinguelês eram
meninos de 1 O a 1 2 anos que iam na frente das maltas, provocando
os adversários; no futebol; são os mascotes
que adentram o campo com os times. Todos os capoeiras tinham
apelidos, bem como os jogadores de futebol. As gírias
e nomes curiosos de golpes de Capoeira foram para o futebol,
como o drible (finta), a cama-de-gato, a rasteira, etc. Enfim,
as manhas e o fetichismo da Capoeira foram transplantados
para o futebol.
Berimbau de Beiço é conhecido também
como Marimbau, instrumento de pequeno porte que o escravo usava preso
aos dentes, tendo a própria boca como caixa de ressonância.
Hoje, é instrumento raríssimo, encontrado apenas em
alguns museus.

O Berimbau de boca era usado na êpoca da colonização.
De alguns anos para cá caiu em desuso.


Em uso: a Caixa de ressonância é a boca. A percussão
é feita com o polegar.
A palavra “ Capoeira” vem do
tupi e significa mato ralo. O termo começou a ganhar
outro sentido, provavelmente, na época dos quilombos,
quando os negros fugiam e se escondiam nas capoeiras.

Sampaio Ferraz foi o autor
da Lei n° 487, promulgada em 11 de outubro de 1890, que
proibia a prática da Capoeira. Punição:
2 a 6 meses de trabalho forçado na Ilha de Fernando de

Noronha.
Cavalaria é o nome
do toque de Berimbau criado por Mestre Bimba que imita o trotar
dos cavalos. Objetivo: avisar aos capoeiristas que policiais
estavam por perto.

  • Em 1936, Bimba foi campeão
    invicto. O mestre conta:” (…) sagrei-me campeão
    invicto e a luta que demorou mais, durou 1 (hum) minuto e meio.
    Lutei naquela ocasião com lutadores do quilate de Vitor
    Benedito, Henrique Bahia e Zei. Este torneio Jamais esquecerei”.
  • Burumbumba é o nome
    pelo qual o nosso berimbau é conhecido em Cuba. Na terra
    de Fidel Castro, ele é usado em rituais de adivinhação,
    nos quais se invocam espíritos.
  • O atabaque, instrumento muito
    usado na poética medieval e preferido dos reis, foi muito
    difundido na África, mas, segundo o historiador Waldeloir
    do Rego, chegou ao Brasil por mãos portuguesas.
  • Popó é o nome
    do responsável pelo renascimento do maculelê. Em
    1944, ele reuniu os filhos, parentes e amigos para ensinar a
    dança e a luta que ele aprendera com os negros Malés.
  • “Ê, maior é
    Deus / pequeno sou eu / o que eu tenho / foi Deus que me deu
    / na roda da Capoeira / grande pequeno sou eu”. A autoria
    do poema é de Vicente pastinha, mestre de muitas artes.
  • 1961: a prática da
    Capoeira foi introduzida no currículo de ensino da policia
    Militar do Estado da Guanabara. 1972: o conselho Nacional dos
    Desportos reconhece a Capoeira como esporte nacional.
  • Medo

    Depois da libertação dos escravos , a capoeira
    passou a ser uma das grandes preocupações da elite
    do século passado. È que muitos capoeiristas assaltavam

    pra sobreviver e usavam sua agilidade para se vingar dos anos
    de sofrimento

    das senzalas.

  • Prisão

    A partir de 1890, época em que a prática da capoeira
    era considerada ilegal,

    quem fosse pego jogando era condenado a cumprir de 2 a 6 meses
    de prisão

    na Ilha de Fernando de Noronha, exercendo trabalhos forçados.

  • Reconhecimento

    “A capoeira é a única colaboração
    autenticamente brasileira á educação física,
    devendo ser considerada a nossa luta nacional.” (Getúlio
    Vargas)

  • Modismos

    “Bimba (…) sentiu-se magoado quando a maioria dos presentes
    ao simpósio sobre a unificação da capoeira
    começou a falar em unificação, regras e
    outros modismos. A Capoeira Regional que ele criou e à
    qual deu força não podia desaparecer assim, por
    causa de uma pretensa evolução”. ( M Itapoan)

  • Samba de Roda

    O samba de Roda é uma das variações do
    batuque da Angola. Tradicionalmente, um dançarino entra
    na roda sozinho, faz sua exibição e, depois, dá
    uma umbigada naquele que o substituirá. O cancioneiro
    do samba de roda tem sido fonte de inesgotável inspiração
    a outros cancioneiros.

  • Cinema

    Entre os filmes interessantes que retratam a capoeira, destaca-se
    o curta-metragem Vadiação (1954),de Alexandre
    Robatto Filho. O tempo de projeção é de
    8 minutos e tem a colaboração de Carybé,
    dos cantores de mestre Bimba e dos jogadores de M Valdemar.
    Vadiação não tem narrador. A cena mostram
    a evolução dos capoeiristas em movimento, com
    várias pessoas assistindo. Alexandre Robatto Filho é
    pioneiro do cinema baiano. Nasceu na praia de Cantagalo, Freguesia
    dos Mares, Salvador, em 1908.

    “Eu queria que meu trabalho chegasse até os estudiosos
    e que meus filmes não morressem em gavetas”.

  • Pastinha

    “Mestre Pastinha (…) é um dos grandes da Bahia
    (…) è o primeiro em sua arte; senhor da agilidade e
    da coragem, da lealdade e da convivência fraternal (…)
    Toda vez que eu assisto e a esse homem de oitenta e cinco anos,
    cego e hemiplégico, jogar capoeira, dançar samba,
    exibir sua arte como Ela de um adolescente, sinto toda a invencível
    força do povo da Bahia, sobrevivendo e construindo apesar
    da penúria infinita, da miséria, do abandono”.
    (Jorge Amado, Bahia de todos os Santos, pg. 253).


  • O caxixi, além de marcar
    presença nas rodas de capoeira, é também
    utilizado pelos pais dos candomblés e Angola para acompanhar
    certos cântigos.
  • O rapa é um jogo semelhante
    à capoeira, praticado nos quartéis, morros e terreiros
    onde um indivíduo no centro de uma sala, com outros ao
    redor, ginga e subitamente aplica uma banda ou uma rasteira
    em um dos participantes.

    Urucungo significa berimbau
    em angolês.

  • Quebra-bunda é uma variação
    da capoeira, parecida com a quadrilha rural, mas sem a participação
    de mulheres.
  • A luta de Bimba que demorou
    mais tempo durou um minuto e dois segundos.
  • No dia comemorativo de Espírito
    Santo os capoeiristas do Macapá, Amapá, dirigem-se
    à igreja munidos de instrumentos. No caminho, pedem dinheiro
    “murta” para a realização da festa.
    Chegando à igreja benzem-se e fazem uma roda de capoeira.
    A essa manifestação é dado o nome de Marabacho.
  • A orquestra do samba de roda
    é composta por pandeiro, violão, chocalho e prato
    de cozinha arranhado por uma faca.

    Antigamente, era costume os
    capoeiristas trajarem terno de linho branco. Era considerado
    bem jogador aquele que conseguisse sair da roda com o terno
    impecavelmente limpo.

  • Em 1908, quando D. João
    VI chegou ao Brasil, a capoeira serviu de instrumento nas mãos
    dos políticos.

    Os capoeiristas eram contratados
    pelos políticos para bagunçar no dia das eleições.
    Enquanto as pessoas desviavam a atenção para aconfusão dos capoeiras um indivíduo colocava um
    maço de chapas na urna ou na linguagem da época
    “emprenhava a urna”. Vencia as eleições
    o candidato que dispunha de maior número de capoeiras.

  • Até o século XIX
    os “batuques” de negros eram estimulados por serem
    válvulas de escape e acentuarem as diferenças
    entre as diversas nações africanas. A partir de
    1814, começaram a ser perseguidos – “brincadeira
    de negro” torna-se fato social perigoso de acordo com textos
    legais.
  • O frevo é uma mistura
    de capoeira de Angola e dança Russa.
  • Bate-baú é o nome
    dado a uma espécie de samba, originário da Bahia,
    onde os dançarinos ritmadamente davam umbigadas unindo
    os baixos ventres. O busto inclinado para trás e as pernas
    arqueadas produzia um ruído igual ou de uma caixa de
    madeira que se fecha.
  • Existe um conto no leste e norte
    da África sobre a origem do berimbau. Diz que uma menina
    passeando parou num rio para beber água, quando um homem
    veio por trás e deu-lhe uma forte pancada na nuca. Ao
    morrer, transformou-se num arco musical. Sou corpo converteu-se
    na madeira, seus membros na corda, sua cabeça na caixa
    de ressonância e seu espírito na música.
  • Em 1712 surge no vocabulário
    português e latino o termo “CAPOEIRA”.
  • Canjiquinha foi o criador da
    Festa de Arromba, jogada nas festas de Largo da Bahia. Nessas
    comemorações vários capoeiristas se reuniam
    e jogavam em troca de dinheiro e bebida.
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